Páginas

7 de jul de 2015

Visitando Londres - A Realização de Um Sonho!

Um dos sonhos da minha vida sempre foi conhecer Londres, primeiramente por causa do meu amor por História (que é minha formação) e também por causa de livros e autores que viveram ou usaram a cidade de pano de fundo  (oi Jane Austen e J.K. Rowling! ). Depois de um tempão economizando e planejando, finalmente realizei essa vontade e pude conhecer essa cidade que sempre me fascinou! 

Posso dizer que cheguei em Londres emocionada e sai mais ainda, por tudo que vi e aprendi nos dias que fiquei por lá. Existe história em cada cantinho e atrações o tempo todo e, por mais que você passeie, sempre surge uma novidade de encher os olhos para quem ama a história da Europa. 

O post de hoje é uma forma de eu dividir  a experiência de marinheira de primeira viagem em Londres com todos que já estiveram ou estão planejando ir para lá!


Tower Bridge
O que visitar? Bom, Londres é uma cidade que tem praticamente uma atração em casa esquina, por causa de sua história então, lugar pra ir não falta. O legal é pegar um mapa e montar um roteiro prévio das coisas que você quer conhecer, pois no meio do caminho, eu garanto que vai surgir mais coisa. Dessa forma, você se programa com o metrô e já tem uma noção de quanto vai gastar com as atrações pagas (o valor das entradas você encontra nos sites, geralmente)  o que torna mais fácil o passeio. Fiz a viagem com o namorado, que já havia visitado a cidade, então fui mais tranquila, principalmente porque eu não me oriento e provavelmente ia me perder na primeira linha de metrô que pusesse os pés! - true story- Mas mesmo ele tendo um conhecimento prévio, pra facilitar, montamos um roteiro com todos os locais que planejávamos ver, dividido pelos dias de viagem e com os horários de abertura dos locais e preços, o que foi bem prático! 

British Museum
Existem muitas atrações gratuitas MARAVILHOSAS como o British Museum, a National Gallery, o Natural History Museum, a Royal Courts of Justice, o Tate Modern e Tate Britain, que você não pode perder. Se você for um amante de história e arte, prepare-se porque olhar eles inteiros vai consumir pelo menos uma tarde em cada um (fiquei 7 horas dentro do British Museum e não terminei de ver tudo pois o lugar é gigantesco! Chorei de emoção lá dentro.) mas vale a pena totalmente. No British Museum você vai encontrar a famosa Pedra de Rosetta na galeria egípcia, e muitas outras maravilhas nas galerias destinadas à Mesopotâmia e à Grécia, por exemplo, e na National Gallery obras famosas de artistas como Michelangelo, Da Vinci, Rubens e Van Gogh.


Estação King's Cross St Pancras
As atrações pagas variam bastante de valor dependendo do local. Para visitar a Torre de Londres, pagamos 24 libras, e percorremos a Torre externa, a White Tower e vimos as jóias da coroa. Foi um dos passeios mais legais exatamente porque o lugar tem muita, muita história (foi lá que Anna Bolena, dentre outras figuras famosas, ficou presa e foi executada). Você também paga para visitar lugares como a St. Paul's Cathedral, a Abadia de Westminster, o Sherlock Holmes Museum o Monumento ao Grande Incendio ( 4 libras bem válidas porque você pode subir os 311 degraus até o topo e ter uma vista maravilhosa da cidade!). 

Também existem muitas, muitas, muitas igrejas espalhadas por cada cantinho e ruela de Londres e  a maioria tem uma historia interessante de algum personagem ou momento histórico famoso que fez parte. Elas geralmente não cobram ingresso, mas é solicitada uma doação que varia de 1 a 4 libras, se você puder contribuir. Entramos em quase todas que apareceram pela frente e mesmo assim, sempre descobríamos uma nova, atravessando a rua!

Fora isso, você com certeza vai amar, como eu amei,  passar pelo Big Ben, pela London Eye, pelo Palácio de Buckingham e pelos parques, como o Hyde Park e o St. Jame's Park que são lindos (eu queria trazer um dos esquilinhos da rainha para casa, mas ia dar problema com a imigração hahaha).

Hambúrguer do Portobello Market
Onde comer? Se não falta lugar para visitar, tambem não falta lugar para comer *saudades, saudades imensas da comida*. Como queríamos usar cada minuto do dia para passear, optamos por comidas rápidas que é o que mais tem em Londres. Existem diversos cafés em quase todas as ruas e também muuuuitos locais que vendem comida rápida e saudável, tudo com preço bem acessível. Ao contrário do Brasil, em que estamos acostumados a um almoço mais pesado - geralmente o buffet - os londrinos comem de forma mais leve ao meio-dia,  saladas, sopas e sanduíches, que eles optam por comer na rua mesmo, sentados nas escadarias e praças.  
Experimentamos os lanches do Pret a Manger, do Costa e do Eat. (o melhor café pra mim, foi do Costa *amei* ). Há também bastante Starbuck, KFC, Burguer King e MAC espalhados, então comer não é uma das dificuldades. 
Mas a melhor comida do MUNDO TODO, está nos mercados de rua e nas barraquinhas (food street stalls) como no Portobello Market, o Borough Market e em Camden Town. Nunca na minha vida tinha comido hambúrgueres tão maravilhosos quanto os feitos nesses lugares. A comida de rua deles tem sabores e cheiros inexplicáveis, uma delícia! Foi uma das experiencias mais legais que tivemos, (só de lembrar dá água na boca)


Como se locomover? Metrô. O chamado Underground é a forma, mais barata, mais prática e mais rápida de andar por toda Londres. Assim que chegamos adquirimos no guichê um Oyster Card pro tempo que iriamos ficar na cidade e assim pudemos nos locomover todos os dias pra todos os lugares. Eu sou uma desorientada  confessa *sério, se deixar me perco dentro do shopping* então levei um tempão pra começar a entender as linhas e afins, mas mesmo pra uma distraída como eu, o metrô é cheio de mapas e placas e nas estações sempre tem gente para ajudar caso você precise (e o pessoal é muito educado e prestativo, principalmente porque a cidade fervilha de turista perdido). 


Passeios para fora de Londres? Você pode sair de Londres e visitar em poucas horas cidades super bonitas ao redor. Nós escolhemos um roteiro que ia a Stonehenge e depois a Bath, (eu queria muito ver a cidade da Jane Austen!), com uma empresa chamada Premium Tour. Escolhemos através de um folhetinho que recebemos no hotel e compramos as passagens na estação de ônibus mesmo. Foi uma das experiências mais legais que tivemos pois o passeio foi muito bom e a guia era super atenciosa. Bath é uma cidade lindaaaaaa demais e mais linda ainda porque foi lá que a Jane morou durante 9 anos da sua vida. Se você, assim como eu, for fã dela, vale a pena ir até o Jane Austen Centre (8 libras) e se vestir de Jane - sério, dá pra fazer isso! Você também pode desfrutar de um chá ao estilo regência e flertar com o Mr. Darcy (mentira, infelizmente, a única coisa que não tinha lá era um Darcy por isso eu não fiquei pro chá ¬¬ ). 

Enfim, resumindo, o que não dá pra resumir, Londres é fervilhante, apressada e educada. Amei os contrastes de etnias, os sotaques diferentes, os cheiros e os sabores. Se você  parar pra observar, vai ver coisas maravilhosas, pessoas diferentes e outros jeitos de viver que vão fazer você querer ficar lá para sempre. Apesar de ter ido em muitos lugares, terminei a viagem com a sensação - a certeza, na verdade - de que não vi nem um terço de tudo que existe lá e já estou morrendo de vontade de voltar e fazer todo um roteiro novo. Acho que nem morando lá você consegue ver tudo que a cidade oferece.

Ah, claro que, sendo uma fã hardcore de Harry Potter eu não pude deixar de ir no The Making Of Harry Potter né...mas essa experiência fica pro próximo post! 

7 comentários:

  1. BRÉIR BOO RAINHA, ELIZABETH NADINHA!!
    Ah, que maravilhoso viajar! Amei de teu post e deu muita vontade de sair dessa quentchura para conhecer lugares novos.
    Obrigada por dividir tua experiência com a gente!
    DEPOIS VÔ QUERER FOTOS BLACKFRIARS BRIDGE PQ SIM. Melhor coisa quando leitor viaja para lugares onde se passam os livros. MELHOR COISA!
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah, que demais, Blair! Londres parece ser fascinante e seu relato só me deixou com mais vontade de conhecer a cidade. Fico aqui esperando uma foto sua vestida de Jane Austen, lógico! Haha Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, Milady, é com certeza uma viagem que pretendo fazer ainda, estendendo até Cardiff (you know why), pois Londres tem uma tradição artística e histórica mto espetacular. Dá pra sentir a felicidade nas suas palavras, vc merece <3

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha, Milady, é com certeza uma viagem que pretendo fazer ainda, estendendo até Cardiff (you know why), pois Londres tem uma tradição artística e histórica mto espetacular. Dá pra sentir a felicidade nas suas palavras, vc merece <3

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, que sonho ver todas essas belezas e conhecer Londres, umas das cidades mais históricas do mundo! *-*
    Da próxima vez traz lembrancinhas lindas pra nós seus leitoremigos HAHAHAHA.
    xoxo

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz e comente esta postagem!
Saber a opinião de um leitor é muito importante pra que a gente saiba se o blog está legal ou não =)