Páginas

29 de jan de 2015

Cruel Beauty- Rosamund Hodge

"I was raised to marry a monster."
Assim começa Cruel Beauty, novela da Rosamund Hodge que me encantou e pisou no meu coração essa semana! Pisou, chutou e deu uma sambadinha, na verdade. Baseado no conto clássico da Bela e a Fera  (suspiros), o livro nos traz  a história de uma garota que foi criada para matar uma fera, mas acabou se apaixonando por ela. Óbvio que só essa premissa já indica que a leitura vai ser destruidora e acreditem em mim: é sim! 






Her missiom was to kill him.
Her destiny was to love him.
Desde que nasceu, em virtude de uma barganha que seu pai fez para evitar a morte de sua mãe, Nyx está prometida ao senhor dos demônios que aterroriza sua terra. Sem escolha além de acolher esse destino horrível, ela é treinada nas artes da magia hermética e é tida como a única chance que  seu povo tem de se livrar das garras da criatura. Ao completar 17 anos, Nyx é finalmente enviada para a casa dele e tem de deixar a família e a vida que levava até então para  enfrentar algo que provavelmente vai leva-la a morte. Seu plano consiste em seduzir  a criatura, destruir sua moradia e quebrar a maldição que há 900 anos paira sobre Arcadia. 

No local ela encontra o noivo, Ignifex, um demônio sedutor de aparência de anjo e olhos vermelhos que acha que Nyx não vai durar um dia ali. Ignifex ordena que a nova esposa nunca tente sair da casa, não abra determinadas portas  e lhe dá a chance de, a cada noite,  adivinhar seu nome verdadeiro. Se ela acertar, será libertada. Se errar, ela morre.  Nyx, ao ser questionada ao final de cada jantar, prefere então não adivinhar o verdadeiro nome de Ignifex para ter mais um dia para buscar uma forma de mata-lo.

Os dois têm um relacionamento conturbado e cheio de farpas desde o início. O que é bastante óbvio já que ele é a razão pela qual o povo de Nyx, e ela própria, sofrem há centenas de anos. Ignifex não esconde sua natureza e as barganhas que ele continua fazendo com as pessoas a enfurecem. Nyx, por sua vez,  aos poucos vai revelado  ter uma personalidade muito mais forte do que sua familia supunha. Criada para se resignar com seu destino ela na verdade tem muita raiva e ressentimento pela vida que o pai impôs à ela. Nyx tem uma ânsia enorme de viver mas isso foi lhe foi tirado desde o nascimento.  E é esse coração machucado que Ignifex reconhece. Ao contrário de toda a família de Nyx, ele acaba sendo o único a compreendê-la de verdade. E amá-la. 

"I love you more than any other creature, because you are cruel and kind and alive."



Enquanto eu  lia, fui me afogando em feels e mais feels tanto pela história maravilhosamente escrita, quanto pela mitologia em que Rosamund situou seus personagens (grega) e mais ainda pelo relacionamento quase destrutivo entre Nyx e Ignifex. EU NÃO TENHO MAIS CORAÇÃO PRA ESSAS COISAS! Cruel Beauty  é uma revisão mais dark do conto em que tanto a bela quanto a fera possuem trevas e luz dentro de si.

Devo dizer que no inicio Nyx me irritou um pouco por nunca  decidir se ela estava bem com o destino que cabia à ela ou se na verdade odiava o pai e o resto da família. Até que chega um momento em que a garota aceita a escuridão, a amargura e a dor que existem em si desde o nascimento e decide fazer o próprio destino. É um crescimento de personagem bastante visível na história e permanece inalterado, até quase o final, quando ela dá uma escorregada básica de protagonista e faz com que o leitor queira mata-la. Mas ok, há redenção.

Já o Ignifex, que representa aqui a nossa fera, é bastante complexo. E nada burro. Ele sabe exatamente o que Nyx pretende e garante que ela não terá sucesso algum em mata-lo, mas ao mesmo tempo, admira a coragem e a perseverança da esposa. Fica bem implícito em alguns momentos que ele também é de certa forma, vitima da maldição e resta saber como Nyx vai lidar com isso e se ela vai salvá-lo ao invés de destrui-lo ou destruir a si mesma. Seu dever com seu povo é maior do que o amor que ela sente pelo demônio que é a personificação de todas as desgraças que acometem Arcadia?

"You will hate and hurt each other and become your own monsters."

Anyway, o livro é fantástico! Não tive grandes dificuldades com o inglês, apenas capenguei para entender algumas palavras, mas nada que um tradutor não ajudasse. Infelizmente, Cruel Beauty ainda não foi publicado aqui no Brasil (ALOU EDITORAS) e a minha edição foi adquirida no Bookdepository. Demorou um pouquinho para chegar mas a espera valeu a pena! 

Existem diversas releituras de A Bela e a Fera e essa é, com certeza, uma das minhas favoritas. O clima dark  e sensual do livro me lembrou a última adaptação cinematográfica do clássico, La belle et la bête, de 2014, protagonizado pelo Vincent Cassel e a Léa Seydoux. Principalmente a personalidade da Nyx que não se intimida e as cenas em que ela sai para explorar a residência de Ignifex e encontra coisas maravilhosas atrás das portas, exatamente como a Belle do filme. Eu amo esse filme de paixão e já perdi a conta de quantas vezes assisti.

Eu espero sinceramente que em breve alguma editora traduza esse livro maravilhoso porque nós merecemos muito ter ele por aqui. A escrita da Rosamund me surpreendeu bastante e eu estou morrendo de ansiedade para ler os próximos lançamentos dela, baseados nos contos da Cinderela e Chapeuzinho Vermelho.

Alguma duvida de que serão tão incríveis quanto Cruel Beauty?


ATUALIZAÇÃO URGENTE: acabei de ver no twitter que a editora Novo Século vai publicar Cruel Beauty este ano!!! Já podemos comemorar pois em breve teremos uma tradução linda em mãos!

2 comentários:

  1. Adorei!!!!
    Vou correndo lá na Barnes&Noble e já volto...

    hahaha
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. his book was absolutely fabulous. A fantastic debut novel. It's totally original and there's no way that my review would ever be able to truly capture its power. I urge you to pick it up, and read, and keep reading, and then finish reading and sigh as I did when you put it down at the finale! I'm really looking forward to Gilded Ashes and anything else Hodge decides to write. She has pushed her way into my top author list for sure!

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz e comente esta postagem!
Saber a opinião de um leitor é muito importante pra que a gente saiba se o blog está legal ou não =)