Páginas

28 de dez de 2014

Meus 10 livros favoritos de 2014- Parte 1

Com o ano terminando, fiz uma retrospectiva das minhas leituras e resolvi elencar os 10 livros que me marcaram em 2014. E foi difícil, viu!!
Bom, depois de fazer e refazer a lista umas vinte vezes, cheguei a um resultado que vou trazer em dois posts pra vocês. Neste post vou listar do 6 ao 10, e no próximo, trago os cinco campeões!

Então, tchan tchan rã rãããm, here we go:


10. Flores na Tempestade- Laura Kinsale
Bom, o meu décimo livro favorito do ano ainda não foi publicado no Brasil, e eu li a versão de Portugal. Já havia visto algumas resenhas dizendo que este era um dos melhores romances de época publicados nos ultimos tempos e fiquei muuuuito curiosa pra conferir. E não me decepcionei, ele me emocionou muito! Flores na Tempestade conta a história de Christian e Maddy, ele um cobiçado solteirão inglês e ela uma moça simples e religiosa, que vive com o pai, um matemático brilhante. Christian vive uma vida de luxos e gastos até o dia em que sofre um derrame e perde a capacidade de fala e parte dos movimentos e, como a doença não era bem conhecida no século XIX, ele é internado num sanatório, pois sua família acha que ele está demente. Maddy o encontra ali e, acaba ficando resonsável por cuidá-lo. Com o tempo, ela percebe que Chistian não está louco, mas sim preso dentro da sua própria cabeça, lutando para se expressar num mundo que não o entende. Aos poucos, ela acaba se tornado a única pessoa a entendê-lo e com a sua ajuda, Christian começa a sair da escuridão da sua condição, e passa a recobrar os movimentos e a capacidade de fala. Há compreensão, amor e desejo entre eles e a maneira com que os dois vão buscando formas de se entender é linda. É um romance intenso que me fez chorar e rir como um livro de época não fazia há tempo e acabou se tornando um dos meus favoritos.  

9- Feita de Fumaça e Osso- Laini Taylor
Esse livro! Lindo, poético, cheio de doçura e fantasia. Apaixonante! Quem quiser conferir, escrevi uma resenha dele aqui no Arabesque há alguns meses em que mostrei o quanto ele mexeu comigo, então não vou me estender muito. Em resumo: Karou é uma garota de cabelo azul, que viaja pelo mundo comprando dentes de todos os tipos, que troca por desejos. Sua única família são quimeras, feras que a criaram desde que era bebê e ela pouco sabe sobre suas origens ou o destino dos dentes que traz para Brimstone. Até o dia em que o caminho de Karou cruza com o de Akiva, um anjo, e ela se vê dentro de uma guerra entre seres celestiais e quimeras que existe há muito tempo e do qual ela é peça chave. Feita de Fumaça e Osso é MÁGICO e a mitologia criada por Laini é bastante original. Eu simplesmente queria pegar Akiva e Karou colocar dentro de um potinho e guardar pra mim, de tão lindos que eles são *-* 

8- Mansfield Park- Jane Austen
Puxa vida, esse livro. O que eu digo desse livro? Bom, quem já leu Jane Austen, (provavelmente Pride and Prejudice), sabe que a autora tem um tom ácido e bem humorado de criticar a sociedade em que viveu, mas no fim, tudo são rosas e todos vivem felizes, garotas casam com homens de boa fortuna e mães ficam felizes com o destino das filhas. Mas em Mansfield Park há algo mais. Há uma dureza, uma infelicidade e uma crítica mais incisiva da parte de Jane em relação a vida das mulheres daquela época. Como eu disse em resenha recente, não é um livro feliz mas um retrato fiel de desejos reprimidos e vontades que eram caladas simplesmente por mulheres serem mulheres e não poderem usufruir da mesma liberdade que os homens. Foi o livro que eu mais demorei pra ler da Jane, mas um dos mais fortes. Algumas pessoas não gostam dele, e eu entendo totalmente, porque ele é agridoce e não tenho certeza se a felicidade alcançada ao final por alguns personagens era real.

7- Eleanor & Park- Rainbow Rowell
ESSE LIVRO-AMOR! SOCORRO! Primeiro livro da Rainbow que li, é óbvio que ele estaria nesta lista. Esse livro fala do primeiro amor, das primeiras dores, da dificuldade e da delicia que é encontrar alguém que é mais você do que você mesmo. Park, um garoto descendente de coreanos é apaixonado por música e quadrinhos, enquanto Eleanor vem de uma família problemática, é ruiva, deslocada e se veste de forma esquisita. Quando os dois se encontram, todas as diferenças somam e nasce um amor bonito, no banco do ônibus escolar, em meio a canções do The Cure e quadrinhos dos X-Men. Esse livro deveria ser leitura obrigatória pra todo mundo, porque é de uma boniteza e sensibilidade sem tamanho. 



6- Sombras e Ossos- Leigh Bardugo
Também já resenhado aqui no Arabesque, Sombra e Ossos me conquistou pela capa e me ganhou definitivamente com a história incrível, que nos remete à Rússia dos Czares (mas com muita magia, criaturas perigosas e O Darkling). Alina é uma órfã de guerra que, num momento de pressão acaba revelando possuir um poder incrível, que a torna uma raridade. Cobiçada por este poder, ela é levada à Corte Real, onde passa a integrar os Grishas, uma elite mágica, liderada pelo poderoso Darkling. Ao lado de Alina, o Darkling pretende destruir a Dobra das Sombras (um lugar tomado pela escuridão e cheio de predadores) por isso ela precisa desenvolver seus poderes o mais rápido possível.
Eu amei cada linha desse livro e ele me deixou muito empolgada para o segundo volume, “Sol e Tormenta”, que já está em meu poder há meses. No entanto,acabei lendo um spoiler que me deixou tão triste sobre o último livro que tô protelando pra terminar a série. Mas, a despeito do possível final, esse primeiro livro é incrível e MERECE ESTAR NA ESTANTE DE TODO MUNDO. Comprem já!

Então, esses foram 5 da minha listinha. Em breve, postarei os outros.
E ai? concordam com lista? Quais foram os seus favoritos?