Páginas

17 de fev de 2014

Feita de Fumaça e Osso- Laini Taylor


Há mais ou menos duas semanas, eu terminei de ler a série Estilhaça-me da Tahereh Mafi e entrei em uma depressão pós-livro bem bonita, do tipo que dava vontade de me jogar na cama e nunca mais sair pra ver o sol, porque o livro foi incrível, mas incrível mesmo e nada mais fazia sentido. Pra tentar curar a DPL, fui atrás de outras leituras, mas a maioria não deu certo. Nada se comparava a Ignite Me, ou chegava perto. 

No fim das contas, de leitura em leitura, encontrei um livro que gostei bastante e melhorou um pouquinho a minha situação que foi o Feita de Fumaça e Osso, da Laini Taylor.

GENTE ESSE LIVRO É BOM DEMAIS
.
Feita de Fumaça e Osso nos conta a história de Karou, uma garota de 17 anos que vive em Praga e que,  apesar de ostentar um lindo e longo cabelo azul, não parece muito diferente das demais. Estudante de Arte, Karou vive num apartamento pequeno, terminou um relacionamento doloroso há pouco tempo e gasta a maior parte de suas horas desenhando o que vê pela frente. 
“A pele macia, as pernas longas, o cabelo azul-celeste comprido e olhos de uma estrela de cinema mudo, ela se movia como um poema e sorria como uma esfinge."
 Mas Karou esconde um segredo que a torna totalmente singular: seu trabalho é comprar dentes (humanos ou animais) pelo mundo e entregá-los para  Brimstone, o Mercador de Desejos. Brimstone é uma quimera (possui a cabeça de carneiro, o torso de um homem e a parte inferior de leão.) e cuidou de Karou desde que ela era bebê, tornando-se um pai adotivo para ela. Apesar de viver nesse mundo desde pequena, Karou sabe muito pouco sobre a origem de Brimstone e o porque de ele precisar dos dentes. A ordem da quimera é clara: existem limites que ela não pode ultrapassar e perguntas que não deve fazer. Nunca.

É em uma de suas missões atrás de dentes que Karou vai se deparar com Akiva, um serafim de fogo que luta há seculos contra as quimeras e que vê na garota uma inimiga. No entanto, no momento em que tenta matá-la, Akiva acaba vendo na humana uma centelha de algo que perdeu há séculos, um amor proibido que lhe causou a ruína e devastou seu coração: a quimera Madrigal.  Akiva e Karou acabam se aproximando e o serafim revela para a garota a verdade sobre seu mundo, sobre Brimstone e sobre a guerra entre anjos e demônios que não tem fim e do qual ele faz parte. 

“Minha vida é sangue porque meu mundo é feito de feras.”

De repente, o leitor entende que existe realmente uma ligação entre Karou, a humana, e Madrigal, a quimera que um dia amou o anjo e é esta ligação que vai ser o ponto central do livro e acabará explicando a conexão entre a jovem e o mundo dos demônios e porque Brimstone cuidou dela desde criança. A garota e o serafim acabarão se transformando em peças centrais na luta sangrenta que existe há séculos. 


A escrita da autora me conquistou totalmente. Laini tem uma narrativa peculiar, fluída e encantadora que me levou a ler páginas e páginas querendo saber o que ia acontecer com Karou e Akiva e qual era a estranha conexão entre ela e Madrigal. Sabe quando a leitura não tem peso? Quando as palavras parecem poesia sem ser poesia? Então. A história é linda, o amor entre o anjo e a quimera é lindo. Laini tem uma sensibilidade única na hora de contar a sua história e em alguns trechos, bem parece um conto de fadas. 
“Desejava ser o tipo de garota completa em si mesma, que se sente bem com a solidão, serena. Mas não era. Ela era solitária, e tinha medo da sensação de vazio dentro dela como se aquilo pudesse se expandir e… eliminá-la. Ansiava muito por uma presença ao seu lado, sólida. Sentir as pontas dos dedos de alguém roçando sua nuca, e ouvir uma voz em reposta à sua na escuridão. Alguém que a esperaria com um guarda-chuva para levá-la para casa em um dia de chuva, e abriria um enorme sorriso quando a visse. Que dançaria com ela na varanda, cumpriria as promessas que fizesse e saberia os segredos dela, e construiria um pequeno mundo onde quer que ele estivesse, feito apenas dela e dos braços dele, e do sussurro dele e da confiança dela.”
Feito de Fumaça e Osso foi publicado aqui no Brasil pela Intrínseca e já tem continuação, Dias de Sangue e Estrelas que vou ler dentro das próximas semanas e depois venho contar o que achei!


Pra melhorar a história, a Geovana (@deathdealerss ) criou uma playlist de chorar sangue para o livro, que você encontra aqui. 

Boa leitura! 

Título: Feita de Fumaça e Osso
Editora: Intrínseca
Páginas: 382
Arabescos: 5/5