Páginas

28 de dez de 2014

Meus 10 livros favoritos de 2014- Parte 1

Com o ano terminando, fiz uma retrospectiva das minhas leituras e resolvi elencar os 10 livros que me marcaram em 2014. E foi difícil, viu!!
Bom, depois de fazer e refazer a lista umas vinte vezes, cheguei a um resultado que vou trazer em dois posts pra vocês. Neste post vou listar do 6 ao 10, e no próximo, trago os cinco campeões!

Então, tchan tchan rã rãããm, here we go:


10. Flores na Tempestade- Laura Kinsale
Bom, o meu décimo livro favorito do ano ainda não foi publicado no Brasil, e eu li a versão de Portugal. Já havia visto algumas resenhas dizendo que este era um dos melhores romances de época publicados nos ultimos tempos e fiquei muuuuito curiosa pra conferir. E não me decepcionei, ele me emocionou muito! Flores na Tempestade conta a história de Christian e Maddy, ele um cobiçado solteirão inglês e ela uma moça simples e religiosa, que vive com o pai, um matemático brilhante. Christian vive uma vida de luxos e gastos até o dia em que sofre um derrame e perde a capacidade de fala e parte dos movimentos e, como a doença não era bem conhecida no século XIX, ele é internado num sanatório, pois sua família acha que ele está demente. Maddy o encontra ali e, acaba ficando resonsável por cuidá-lo. Com o tempo, ela percebe que Chistian não está louco, mas sim preso dentro da sua própria cabeça, lutando para se expressar num mundo que não o entende. Aos poucos, ela acaba se tornado a única pessoa a entendê-lo e com a sua ajuda, Christian começa a sair da escuridão da sua condição, e passa a recobrar os movimentos e a capacidade de fala. Há compreensão, amor e desejo entre eles e a maneira com que os dois vão buscando formas de se entender é linda. É um romance intenso que me fez chorar e rir como um livro de época não fazia há tempo e acabou se tornando um dos meus favoritos.  

9- Feita de Fumaça e Osso- Laini Taylor
Esse livro! Lindo, poético, cheio de doçura e fantasia. Apaixonante! Quem quiser conferir, escrevi uma resenha dele aqui no Arabesque há alguns meses em que mostrei o quanto ele mexeu comigo, então não vou me estender muito. Em resumo: Karou é uma garota de cabelo azul, que viaja pelo mundo comprando dentes de todos os tipos, que troca por desejos. Sua única família são quimeras, feras que a criaram desde que era bebê e ela pouco sabe sobre suas origens ou o destino dos dentes que traz para Brimstone. Até o dia em que o caminho de Karou cruza com o de Akiva, um anjo, e ela se vê dentro de uma guerra entre seres celestiais e quimeras que existe há muito tempo e do qual ela é peça chave. Feita de Fumaça e Osso é MÁGICO e a mitologia criada por Laini é bastante original. Eu simplesmente queria pegar Akiva e Karou colocar dentro de um potinho e guardar pra mim, de tão lindos que eles são *-* 

8- Mansfield Park- Jane Austen
Puxa vida, esse livro. O que eu digo desse livro? Bom, quem já leu Jane Austen, (provavelmente Pride and Prejudice), sabe que a autora tem um tom ácido e bem humorado de criticar a sociedade em que viveu, mas no fim, tudo são rosas e todos vivem felizes, garotas casam com homens de boa fortuna e mães ficam felizes com o destino das filhas. Mas em Mansfield Park há algo mais. Há uma dureza, uma infelicidade e uma crítica mais incisiva da parte de Jane em relação a vida das mulheres daquela época. Como eu disse em resenha recente, não é um livro feliz mas um retrato fiel de desejos reprimidos e vontades que eram caladas simplesmente por mulheres serem mulheres e não poderem usufruir da mesma liberdade que os homens. Foi o livro que eu mais demorei pra ler da Jane, mas um dos mais fortes. Algumas pessoas não gostam dele, e eu entendo totalmente, porque ele é agridoce e não tenho certeza se a felicidade alcançada ao final por alguns personagens era real.

7- Eleanor & Park- Rainbow Rowell
ESSE LIVRO-AMOR! SOCORRO! Primeiro livro da Rainbow que li, é óbvio que ele estaria nesta lista. Esse livro fala do primeiro amor, das primeiras dores, da dificuldade e da delicia que é encontrar alguém que é mais você do que você mesmo. Park, um garoto descendente de coreanos é apaixonado por música e quadrinhos, enquanto Eleanor vem de uma família problemática, é ruiva, deslocada e se veste de forma esquisita. Quando os dois se encontram, todas as diferenças somam e nasce um amor bonito, no banco do ônibus escolar, em meio a canções do The Cure e quadrinhos dos X-Men. Esse livro deveria ser leitura obrigatória pra todo mundo, porque é de uma boniteza e sensibilidade sem tamanho. 



6- Sombras e Ossos- Leigh Bardugo
Também já resenhado aqui no Arabesque, Sombra e Ossos me conquistou pela capa e me ganhou definitivamente com a história incrível, que nos remete à Rússia dos Czares (mas com muita magia, criaturas perigosas e O Darkling). Alina é uma órfã de guerra que, num momento de pressão acaba revelando possuir um poder incrível, que a torna uma raridade. Cobiçada por este poder, ela é levada à Corte Real, onde passa a integrar os Grishas, uma elite mágica, liderada pelo poderoso Darkling. Ao lado de Alina, o Darkling pretende destruir a Dobra das Sombras (um lugar tomado pela escuridão e cheio de predadores) por isso ela precisa desenvolver seus poderes o mais rápido possível.
Eu amei cada linha desse livro e ele me deixou muito empolgada para o segundo volume, “Sol e Tormenta”, que já está em meu poder há meses. No entanto,acabei lendo um spoiler que me deixou tão triste sobre o último livro que tô protelando pra terminar a série. Mas, a despeito do possível final, esse primeiro livro é incrível e MERECE ESTAR NA ESTANTE DE TODO MUNDO. Comprem já!

Então, esses foram 5 da minha listinha. Em breve, postarei os outros.
E ai? concordam com lista? Quais foram os seus favoritos?






7 comentários:

  1. Poxa... não li nenhum desses... mas lembro de você me falar de todos eles... *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô louca pra que você leia e a gente possa comentar! hahaha

      Excluir
  2. AIN BRÉIR! Que escolhas incríveis! Fiquei interessadíssima no romance de época (compraste como??) e "Feita de fumaça e osso" já está na minha lista para os primeiros de 2015.
    O que dizer sobre "Eleanor & Park"? Sim. Deveria ser leitura obrigatória de tão maravilhoso que é.
    Nossa, acho que ia ficar doidinha se me atrevesse a fazer uma lista dessa. Talvez ainda tente.
    Estou ansiosa pelos 5 campeões!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fermina!
      O Histórico li ebook de portugal mesmo. No inicio estranhei um pouco mas logo acostumei e AMEI. Me emocionou muito!

      Excluir
  3. Também não li nenhum desses...Não li muitos históricos na vida e esse Flores na tempestade eu nunca tinha ouvido falar, mas achei muito interessante a história, se sair aqui no Brasil quererei ler. Parece um drama único e imperdível...

    Feita de fumaça e ossos está minha lista por causa desse blog lindo. É um livro que quero muito ler em 2015. Mansfield Park é da Jane que como falei pretendo ler tudo que ela tenha escrito, esse é um livro que está na minha lista há muito tempo.

    Eleanor & Park eu estou curiosa porque tem muita gente que amou. Pela sinopse eu não captei nada muito diferente e especialmente atrativo mas como sei que uma sinopse não faz jus a história alguma. Quero ler, quase comprei ele na black friday das Americanas mas precisava trocar de celular aí já viu...

    Esse Sombras e ossos é a primeira vez que vejo...

    ;;;;;;;;;;;;;;;;
    Gostei do início de seu top Ket. 2014 foi um ano que assim como 2013 não consegui ler :/ Espero que 2015 seja diferente. O ponto alto de minhas leituras foi reler Harry Potter e ler A esperança...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morringhan eu amo quando alguém diz que está lendo ou vai ler algum livro por causa do Blog...me deixa orgulhosa hahahaha
      leia sim, você não vai se arrepender. Tenho pra mim que você vaia adorar Feita de Fumaça e Osso!

      Excluir
  4. Eleanor & Park e Fangirl (Rainbow diva) estão na minha lista de favoritos desse ano também! <3

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz e comente esta postagem!
Saber a opinião de um leitor é muito importante pra que a gente saiba se o blog está legal ou não =)