Páginas

23 de mai de 2014

Os 13 estágios da depressão pós-livro

Livros fazem a gente sofrer. Isso é um fato. Volta e meia você lê um livro que destrói a sua vida, tira todo o sentido do universo e te faz querer deitar e chorar por horas. Essa é a magia e a maldição de um bom livro: o poder de deixar o leitor órfão e com a sensação de que nada mais será o mesmo depois que você termina de lê-lo... é ou não é?

Neste exato momento estou vivendo uma DPL profunda (oi Hunger Games) então resolvi elencar os principais sentimentos de uma pessoa quando termina um livro maravilhoso e não sabe mais nem o próprio nome,  PORQUE É O QUE TÔ SENTINDO E PRECISO DE AJUDA OK?

Depois do fatídico momento em que você termina aquele livro que era a razão da sua vida, que tomou todos os seus pensamentos nos últimos tempos e que mexeu com toda a sua estrutura a DPL Destruidora passa quase sempre por esses 13 estágios (ou mais):

1-  CHORO. VOCÊ JÁ TERMINA O LIVRO CHORANDO. São lágrimas de dor, de sofrimento, de separação, de amor, de felicidade. Não importa. VOCÊ SEMPRE TERMINA AFOGADA NUM RIO DE LÁGRIMAS E DOR, APERTANDO ELE CONTRA O PEITO.


2. Você entra em  CRISE EXISTENCIAL. A vida, o Universo e tudo mais: NADA MAIS PARECE FAZER SENTIDO. O QUE SOMOS, PRA ONDE VAMOS, DE ONDE VIEMOS. 


3. Você vai pras redes sociais porque precisa extravasar o que está sentindo. E VOCÊ EXPRESSA TUDO EM CAPS LOCK PORQUE SÓ O CAPS LOCK ENTENDE A DIMENSÃO DO QUE VOCÊ TÁ SENTINDO. 


4. Se você tiver sorte vai achar alguém que te entende e VAI RESPONDER AOS SEUS SENTIMENTOS  COM CAPS LOCK TAMBÉM E VOCÊ VAI SENTIR QUE EXISTE AMOR NESSE MUNDO


 5. Mas pode ser que ninguém responda e VOCÊ ACABA SOZINHO, AFOGADO EM DOR E SENTIMENTOS.


(Sem falar que NINGUÉM FORA DA INTERNET ENTENDE O QUE VOCÊ TÁ SENTINDO)



6. Então você vai pro tumblr. E ai a COISA FICA MUITO PIOR. OS SENTIMENTOS SÃO MULTIPLICADOS. A DOR É MULTIPLICADA. Você reblogga  duas mil e quinhentos posts sobre seu ship, todas as quotes, todas as fanarts e encontra todas aquelas gringas que fazem posts maravilhosos  VOCÊ PRECISA MOSTRAR PRO MUNDO O QUE ESTÁ SENTINDO!!!!


7.  VOCÊ COLOCA FANARTS OU IMAGENS DO VICIO EM TODAS AS TELAS DE PROTEÇÃO PORQUE VOCÊ PRECISA OLHAR PRA ELES. 


8. Todas as músicas sobre dor agora fazem sentido e TODAS, REPITO, TODAS SE ENCAIXAM NO SEU SHIP, OU EM ALGUM PERSONAGEM OU COM ALGUMA CENA.  



9. E você passa as próximas semanas se expressando através de frases como 'VOU MORRER', 'NÃO POSSO COM ESSA VIDA',  'DESISTO DA VIDA', "SÓ DOR", "MINHA VIDA É DOR", "O QUE EU FAÇO DA VIDA AGORA?' e afins, todas em inglês, óbvio, porque parece ser a língua que mais entende de feels pra quem shippa. 


10. E você acorda pensando no livro, dorme pensando no livro, come pensando no livro, vai pra aula pensando no livro, trabalha pensando no livro, E CHEGA AQUELE MOMENTO EM QUE VOCÊ COMEÇA A IMAGINAR CENAS, E FINAIS ALTERNATIVOS, E SEUS SHIPS CASANDO, E SEUS SHIPS TENDO FILHOS, SEUS SHIPS EM MUNDOS ALTERNATIVOS E É TANTO SENTIMENTO...


11. ... que você parte pras fanfics.




12. Mas de tanto em tanto tempo, você lembra que o livro acabou, ou que a continuação vai demorar 20 anos pra sair. E DÓI. DÓI DEMAIS. 


13. E você vai tentar ler outras coisas, outros amores, outros ships, mas por um tempo, sabe que nada vai funcionar. Sua cabeça e seu coração vão estar sempre voltando pra aquele livro. 


E por um tempo, vai ser assim. Por meses e meses a gente sofre e sofre, mas é um sofrimento tão incrível porque o livro é incrível, que no final, a gente é feliz né?

Sei que o sentimento é reciproco e estou aqui pra abraçar quem precisar *SIGHS* Se você não shipa nada, mas encontrar alguém nestas condições sempre ESTENDA A MÃO AMIGA  E RESPONDA OS TWEETS E AJUDE ESSA PESSOA PORQUE ELA PRECISA OK????

Esse post é dedicado a todas as pessoas que, como eu, estão sempre morrendo de sofrimento toda vez que um livro da sua vida termina. Eu entendo! 



14 comentários:

  1. AHAHAHAHHAHAHA Esse post me define! ADOREI! Tirando a parte da fanfic que eu não sou muito fã, me vi em todos os demais itens, chorando loucamente agarrada ao meu travesseiro ahahahahah <3

    ResponderExcluir
  2. Essa sou eu, agora, após terminar The Infernal Devices. SOFREEEEEEEEEEEENDO, QUERO ABRAÇOS. hahahahaha
    Poxa, é bem isso Brér, esse sofrimento, essa dor. Mas que fica bem melhor quando compartilhada com GRITANDO PQ SIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ QUER EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS EU ENTENDO, ME CHAMA
      HAHAHA

      Excluir
    2. Me identifiquei com praticamente todos! Livros e seu poder de nos destruir psicologicamente, ainda bem que podemos nos consolar!!!

      Excluir
    3. A Mê tbm sofreu com TID.. Will <3 *Abraça forte*

      Excluir
    4. Cara estou nessa, tanto que procurei algo a respeito, fico feliz de não está sozinha nessa, porque estou destruída com esse sentimento.

      Excluir
  3. AHEUAHEU me identifiquei :p
    THG me deixou em depressão profunda também, haha. E com certeza vou entrar de novo assim que sair o último filme :D
    Tô na fase das fanfics, NÃO PARO DE LER HAHAUE

    Ps: é Naiha aqui :p

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei totalmente.. Foi assim com THG, The Infernal Devices e será assim com The Mortal Instruments

    ResponderExcluir
  5. Eu gritava loucamente e abafava os gritos no travesseiro hahahaha Me identifico com tudo, exceto a parte ds fanfics q no meu caso só servem pra prolongar a dor KKKKKK Muito legal seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. ME IDENTIFIQUEI COM QUASE TUDO!!
    Menos com a dor em inglês, minha dor com fim de livro vem em qualquer língua até mesmo com sons estranhos tipo "UUUUGHHANHAAAAAMBAAAAAHAFUWEYWIUOWIDJSADLAJSBFB" XD
    Acho que meu maior sofrimento de vida sempre será Harry Potter... Até hoje leio fanfic de HP XD

    ResponderExcluir
  7. Você me descreveu exatamente como estou me sentindo agora, eu acabei de terminar Clockwork princess, e são tanto sentimentos juntos ao mesmo tempo, eu gritei, eu chorei, eu sorri, eu vive cada momento do livro e agora que ele acabou sinto como se parte do meu coração tivesse ido junto e como você disse nada parece fazer sentido e as melhores palavras são em inglês pros ships. Esse post não poderia ter vindo numa hora melhor.

    ResponderExcluir
  8. AI MEU DEEEEEEEEEUS, SOU EU! SOU. EU!!!!!
    Uma enciclopédia de sentimentos esse post, mana!
    ME VI EM TODOS!!!!!!!!
    Nossa, agora está doendo T.T
    ME SEGURA PARA ESSES FEELS QUE VOU COMEÇAR "PRINCESA MECÂNICA" HOJE, MANA!!!
    Nos vemos em caps no twitter. Tchau.

    ResponderExcluir
  9. Bom saber que essa sensação é normal e não é só minha!!!!!!! Terminei trilogia divergente e estou acabadaaaaaaa! nada me satisfaz, tchau vou chorar HAHAHAH.!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de terminar Querido John, estou me sentindo horrível, muito triste, parece que nunca vou ser feliz, principalmente pq o final do livro não era o que eu esperava :/ chorei tanto.

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz e comente esta postagem!
Saber a opinião de um leitor é muito importante pra que a gente saiba se o blog está legal ou não =)