Páginas

9 de jun de 2009

O livro, um colecionador e os ossos



Sei que um livro é bom o suficiente quando ele me tira da internet. Fato.
O Colecionador de ossos, de Jeffery Deaver é um daqueles livros que te tira do mundo, te joga de cara na história e não te deixa sair de lá até ter acabado de ler. Esgotado, mas satisfeito.
O thriller, escrito em 97, foi tão aclamado pela crítica que virou filme com Denzel Washington, interpretando o tetraplégico e brilhante Rhyme e Angelina Jolie, na pele da patrulheira linda, artrítica, mas sem um pingo de ambição, Amélia Sachs.
O bom é que, como eu assisti o filme há uma pá de anos, esqueci totalmente a identidade do assassino frio que leva a história. Então, tirando uma cena e outra da película que me vem à memória, é tudo novidade no romance. O que claro, torna a leitura ainda melhor.
Rhyme é um brilhante criminalista, que após uma acidente no trabalho fica preso para sempre em uma cama, vivendo dia após dia o sofrimento de só poder se mexer do pescoço para cima e o dedo anular da mão esquerda. Suas limitações estão prestes a leva-lo ao suicídio quando um caso de sequestro seguido por morte é levado à ele e consegue por instantes tira-lo do estupor da vida que leva. Em minutos o caso, até então sem nexo, ganha luz sob os olhos e a mente rápida de Rhyme e ele passa a ser o mentor da investigação.
Já Amélia, se liga ao caso sem querer enquanto faz sua última patrulha antes de ser transferida, e é chamada para averiguar o local do primeiro crime. Contra a vontade, ela passa a trabalhar com Rhyme e envereda-se por um caminho do qual nunca sonhou em fazer parte: a investigação criminal e a mente obscura de um psicopata.
O que me chamou atenção de início, além da prosa perfeita e instigante de Deaver, é que a personalidade de Amélia vai contra a descrição da maioria das mulheres de romances policiais. Ela não possui a raiva latente de Romilda Chacón em Minos, não sente falta da ação como a durona Jane Rizzoli, de O Cirurgião, nem tem a força e a vontade de se provar perante o mundo machista da investigação como a eterna Clarice Starling de Silêncio dos Inocentes. Amélia é uma acomodada. Sente-se satisfeita com sua posição na polícia, não almeja nada mais, nem sonha subir no escalão do centro investigativo. Fica tão insatisfeita por estar na investigação de Rhyme, que o odeia por quere-la no caso e não entende o porque de ele querer isso de uma patrulheira sem um pingo de experiência na área.
O que ela não vê, nos é apresentado assim que Rhyme a escolhe. Ele enxerga nela o senso crítico e analítico para uma cena de crime que a maioria dos homens com quem trabalha já perdeu, ou nunca possuiu. Percebe a mente que trabalha, apesar de ela não dar valor à isto. E acima de tudo, instiga à ele, o fato de Amélia estar se lixando para sua fama e sua condição física. Ela não o trata com pena, nem com medo. Ela sente raiva de Rhyme e isto, para o ex-policial, é uma novidade e tanto.
Outro destaque é a mente do Colecionador de Ossos. Não é um aventureiro descuidado. Não é burro, nem volátil. É inteligente, rápido, experiente e diabólico. Ele sabe exatamente o que está fazendo e não se importa de brincar com a polícia, ao deixar pistas suficientes para que seja encontrado por alguém tão inteligente quanto ele. É um jogo habilidoso em que o Colecionador dá as cartas e blefa à vontade.
Todos estes pontos transformam a leitura em uma viagem. Você precisa saber o que vai acontecer a Amélia. Necessita desesperadamente saber se alguém será salvo do Colecionador. Deseja, de maneira esperançosa, que Rhyme levante da cama de forma milagrosa e fique com Amélia. Quer descobrir o que guia a mente do assassino arrepiante...
Acho que estas vontades são a chave para classificar o livro como digno de ser lido e recomendado. E, O Colecionador de ossos é com certeza a leitura perfeita pra quem deseja sair de casa sem levantar do sofá e a que acaba te mantendo acordado até madrugada, na ânsia desesperada de saber o final.
Deslumbrante.

3 comentários:

  1. Ahhhh eu já vi esse filme, mas faz tanto que nem lembro direito, somente de algumas cenas. Só achei o final meio "padrãozão", meio "xoxo" pra um filme desse naipe. Mas tudo bem! rsrs

    Obrigada pelo comentário, fofinha! Na verdade, por não conhecer ao vivo e de acordo com o que tenho lido por aí ou ouvido falar, tenho uma idéia muito ruim sobre concursos ou outros eventos que promovem a competição justamente pelo fato de a competição provocar esta coisa do querer ser melhor, da inferiorização de umas perante as outras, da inveja, etc., me traz uma idéia de desvalorização da dança como arte.

    Entretanto, estou ciente da importância de tentar enxergar este outro lado que vc e outras pessoas trouxeram, o do aprendizado, da percepção da necessidade de melhorar cada dia mais, até mesmo uma forma de incentivo. E acho que vc está certa: tudo questão de atitudes individuais.

    E, uma coisa é fato: o que para mim não serve, para mtas outras pessoas pode ser demasiado importante.

    Enfim, caso futuramente eu tenha esta pretensão, por que não? Mas, no momento, não é o objetivo, o meu objetivo.

    Acho importante lembrar que o bom da dança é que ela oferece múltiplos caminhos, inúmeras oportudades de ser e de se expressar. A gente tem tantos preconceitos, por motivos diversos, que às vezes deixa de lado esta consciência. Por isso, é bom ler e ouvir várias opiniões e saber peneirar (coisa que eu não fiz, rsrs), saber escolher o que é bom pra gente, e o que não for, deixar de lado...

    Acho que é isso. Penso em escrever um post a respeito, se eu me inspirar, rs.

    Mais uma vez, obrigada pela atenção e compreensão!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Parece mesmo bom, o livro...

    Fofa, acho que vc não conhece a música porque é muito nova e faz parte da geração que só ouve MP3 e rádio na Net. Procura no Youtube que tem.

    Mas pelo menos não carece de dicionário para saber o que é chinoca e pelego, né?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ket ! Pois é eu amo livros que realmente prendem nossa atenção. Esse livro eu não li, também não assisti ao filme, mas pelo que vc falou parece muito bom !

    Atualmente estou "Sob o Sol da Toscana" que deu origem ao filme....


    Beijocas

    Rayzel

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz e comente esta postagem!
Saber a opinião de um leitor é muito importante pra que a gente saiba se o blog está legal ou não =)