Páginas

18 de jun de 2009

Miscelândia

Eu ando tão sem assunto nos últimos dias que o blog anda às moscas. Ou talvez eu tenha assunto demais brigando por atenção, que eu acabo não priorizando nenhum. Num apanhado geral, deixa eu colocar as coisas em dia.
.
~> Das curiosas: li Minos, do Marcos Villatoro ano passado e adorei. Até fiz uma resenha rápida do livro aqui pro blog e salientei algumas das qualidades deste romance policial fabuloso. Lembro que na época eu fiquei extremamente curiosa em relação a Dante e a Divina Comédia, porque no livro, o cântico 'Inferno' serve como mapa para o assassino escolher suas vítimas.
Hoje, enquanto navegava pela net, olhei pro lado e dei de cara com meu exemplar de Minos, todo vermelho e brilhante, como se me olhasse. Do nada a curiosidade de um ano atrás mostrou a cara e me ví pesquisando toda as referências da história. No momento, estou com cem janelas abertas, perdida loucamente entre os Cânticos, entre as gravuras excepcionais e fortes de Gustav Doré, e as xilogravuras impressionistas do De Humani Corporis Fabrica, escrito em 1543. Como amante de História todo esse material me carrega e me leva pra longe. A vida de Dante, suas inspirações para escrever A Comédia, sua visão da sociedade pecadora. E depois Doré... suas ilustrações para os cânticos são poderosas. Não, poderosas é pouco. São amedrontadoras... Fazem você sentir exatamente o quão desafortunado são os que nadaram nos rios de pecado de Dante. E por último Versalius, e seu De Humani Corporis Fabrica Libri Septem , que é considerado um dos mais influentes livros científicos de todos os tempos, conhecido sobretudo por suas ilustrações, algumas das mais perfeitas xilogravuras jamais realizadas...
Eu estou literalmente afundada no Inferno de Dante.
E adorando. Fica a dica.
.
(A pintura ilustra o famoso episódio do Quinto Canto do Inferno de Dante, no qual Dante e Virgílio vêem Paolo e Francesca, condenados à escuridão do Inferno com as almas cheias de luxúria)
.
~> Saindo da morbidez de Dante, na dança estamos nos últimos ensaios antes de festival. Vamos para o São Leopoldo em Dança no fim de semana, dia 28, levando três coreografias de grupo. Dois folclores e uma moderna. Como em todo pré-festiva, estou em nervos. Acho que não ensaiamos o suficiente. Acho que deveríamos varar tardes dançando. Acho que meus arabesques deveriam ser mais altos e meus ombros mais alinhados. Sei que daqui a uma semana vou estar mais neurótica. Eu sempre fico neurótica, detalhista e perfeccionista pelo menos uma semana antes. Tão perfeccionista que não sei como minhas colegas ainda não me chutaram pra fora do estúdio. dizendo.
E pra eu ficar mais calma[1]: vamosserjulgadaspelaanabotafogo aaaaaaaahhhh
Pra eu ficar mais calma[2]: finalmente, temos uma categoria única pra Dança do Dentre. *palmas palmas palmas* não vamos competir com os argentinos que dançam com garrafas na cabeça, nem com o Street, nem com os flamencos, nem com o diabo a quatro. Competimos com a raia. Bom ou ruim, vamos descobrir dia 28.

12 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!
    EU AMO Francesca e Paolo! É minha passagem e pintura favorita! E o pintor é o gênio Gustave Dore, amo,amo,amo!
    Obrigadapor esse post!
    Menina de bom gosto você hein...
    =]

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o cachê da Ana é caro, tenho certeza que vão economizar com o jurado de DV. É triste mas é reaalll.

    ResponderExcluir
  3. Mas além da pesquisa em gravuras, você tá lendo Dante mesmo, A Divina Comédia original? Porque vale muuuuuito a pena, é muito mais legar do que possa parecer. Te sugiro a tradução em prosa da Cultrix. Deliciosa!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ket!! :-)

    Obrigada pelo comentário no meu cantinho, excelente! Como sempre :-)

    Já li sobre Dante, mas sabe aqueles livros resumidos passados durante o Ensino Médio? Não que tenha sido ruim, mas acredito não ter sido tão completo quanto o original. Mas deu pra ter uma noção!

    Qto ao nervoso, a gente aprende a domá-lo só com o tempo. Eu, pelo menos, não gosto de passar nervoso, não acho agradável (só recentemente fui descobrir isso, rs) e gostaria mto de aprender a controlar ou a perceber de uma vez por todas que não vale a pena.

    Só com o tempo!

    Beijinhos, boa sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ket,

    Dante eu conheço profissionalmente, mas pessoalmente não gosto.
    Você já leu "Comer,Rezar,Amar?"

    Beijocassssssss


    Rayzel.

    ResponderExcluir
  6. Adorei!
    E já conhecia o trabalho do ilustrador, que é excelente!

    E... boa sorte! Vc vai conhecer a Ana Botafogo! Ela é uma fofa, vc vai ver.

    Meeeeeeeeerda!! kkk

    E... sobre seu coments no meu blog, tô pesquisando e logo coloco lá mais informações.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Gata, li o Dante em italiano. Uma loucura. Não entendi 90% do que estava escrito mas foi uma delícia! Rs!

    ResponderExcluir
  8. Entra depois no meu blog, pra participar do nosso joguinho

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Ooi que blog legal! Quantas dicas! (confesso que não tive coragem de ler o inferno de dante =p)
    e nossa, me vi em vc e no seu nervosísmo pré-festival! E me coloquei no seu lugar sendo julgada pela Ana Botafogo! Que demais! :D
    Quebrem a perna ae! hueheuheu

    :*** parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  10. Oi oi oiii!! quantoo tempo que não passo aqui!! Acho que tem gente que pensou que abandonei todo mundo! Até o meu proprio blog rsrsrss!
    Cara, Dante...mtoo bom! Vc tem mtoo bom gosto pra livros! Qlq dia vou pedir pra vc fazer uma listinha pra mim estou com 3 aqui pra ler e acho que vou fazer isso nas férias! Detalhe 2 e ganhei e 1 eu comprei, a falta de tempo e o cansaço não me deixaram ler ainda...=/ Férias pra q te quero entao! =D

    Eee...muitaa muitaaaaa boa sorte e energias positivas da bahia no festival! Tenho certeza que o seu grupo vai arrasarr!! xD Dps conta tudo aqui tá!

    Beeijos!!
    Muita Luz!!
    ;****

    ResponderExcluir
  11. O Kristian Galvão vai ser jurado da dança do ventre. Não sei quem serão os outros jurados.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ket!
    Obrigada pela visita!
    Boa sorte no São Leopoldo em Dança!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz e comente esta postagem!
Saber a opinião de um leitor é muito importante pra que a gente saiba se o blog está legal ou não =)